PRÉ-TEMPORADA DO FUTSAL

Em todo esporte de rendimento,seja profissional ou amador, é indispensável a realização da pré-temporada, e em cada esporte se trabalha com treinamentos que se transferem para competições e promovam condição física, com intuito de se manter a forma física  durante a temporada  de competição.

No Futsal, o objetivo do treinamento é desenvolver condicionamento físico tanto aeróbico quanto anaeróbico, mobilidade, agilidade, potencia, tempo de reação,propriocepção, o fortalecimento articular, precisão.

E qual seria a melhor forma de aplicar todas estas valências físicas? Primeiro se deve avaliar todos os atletas, aplicando testes que se aplique a modalidade.

A avaliação física pode ser feita com medidas antropométricas de circunferências e  dobras cutâneas, pra se obter dados como :IMC, % GORDURA, PESO MAGRO…

Os testes para avaliar a aptidão física pode ser feito através do teste de leger, (beep test) no qual é possível se obter o VO2 , para avaliar a agilidade usa-se o protocolo de illinois no qual é possível avaliar qual o nível de agilidade dos atletas,ainda para avaliar a aptidão física é interessante o teste de um minuto de abdominais,flexões de braços e burpees, e se possível reavaliar ao término de cada etapa do planejamento, tendo assim parâmetros de comparação do trabalho desenvolvido durante a temporada.

O planejamento pode conter atividades convencionais, como musculação e circuitos de longa duração, como HIIT’S de alta intensidade e curta duração, e tudo vai depender muito do planejamento e do feedback dos atletas e preparador físico, para que se de a carga e o volume ideal a cada treinamento, evitando o excesso de treinamento, e o interessanteseria utilizar a liberação miofacial pós treino e alongamentos, prevenindo possiveis lesões musculares.

Contudo, se a preparação física ocorrer dentro do planejamento, com todos as valências físicas trabalhadas com a intensidade e volume adequado, aliado ao treinamento técnico   e tático, é possível se ter uma equipe equilibrada fisicamente.

FERNANDO RICHARD PERSONAL TRAINE E PREPARADOR FÍSICO DO NOVO TOLEDO FUTSAL 2016.

Autor: Personal Trainer em Toledo

Personal Trainer e Preparador Físico, Especialista em psicomotricidade, licenciado em treinamento funcional "core 360°"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s