Após muitos anos de experiencia na área do fitness e preparação física de atletas da vida real e de atletas profissionais, fica mais fácil identificar alguns motivos para a desistência das pessoas de praticar atividade física.
Na busca constante em agregar valor aos treinamentos, nós profissionais acabamos por pular fazes da evolução do treino de cada cliente, e passamos a aplicar exercícios que não oferece beneficio físico ao cliente, dificultando a execução e deixando o básico de lado, e um exemplo disso seria a aplicação de exercícios instáveis antes de passar pelos estáveis.
Exemplo 1 (prancha frontal estável) Exemplo 2 (prancha frontal instável )
O que devemos entender que a qualidade e o valor da aula do Personal Trainer/Instrutor de atividade física, depende muito da forma que aplicamos os exercícios e a ordem deles, como por exemplo: o cliente já esta cansado da serie de exercícios executados na seção de treinamento, é provável que terá dificuldades em executar uma prancha frontal estável , quem dera fazer exercícios em bases instáveis
Exercícios em base estável: são executados apoiado no chão ou sem interferências de balanços e desníveis e de forma equilibrada.
Exercícios em base instável: são executados apoiados em bolas, pranchas de equilíbrio ou fitas de suspensão onde causa desiquilíbrio e utilizando mais unidades motoras e musculaturas estabilizadoras para que o corpo se mantenha em equilíbrio na base instável.
Outro exemplo é passar para o aluno um exercício como “avanço” antes de passar o “afundo”:
Afundo é executado parado, ou seja, tem que ser executado com uma perna na frente da outra e isso causa desiquilíbrio.
Afundo:
Avanço/passadas
Afinal, o básico realmente faz muita diferença quando planejamos toda a evolução do cliente, e o pensamento sempre deve ser na próxima prescrição, pois se a prescrição atual contem exercícios difíceis de serem executados, como será nossa próxima prescrição?
sou Fernando Richard Personal Trainer e Preparador Físico Do Toledo Futsal Pr, e essas foram minhas dicas para profissionais de educação física, para melhorar no prescrição dos treinamentos.