A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. A mobilidade está relacionada com a articulação. Já a flexibilidade relaciona-se com tecido mole, principalmente os músculos. Para se iniciar um trabalho de pré-temporada, é necessário avaliar se os atletas possuem restrições articulares, e neste conteúdo estaremos demonstrando movimentos que irão ajudar muito na melhora da condição física de atletas de diversas modalidades, mas neste curso serão utilizados atletas de futsal como exemplo.
É muito comum se falar em alongamento antes ou depois dos exercícios , ou até se escolher se alonga só em um momento, e é considerado um exercício de prevenção de lesões musculares.
Porem esquecemos que para um bom desempenho muscular, temos que ter amplitude de movimento, e ai que entra a MOBILIDADE ARTICULAR, que são treináveis a ponto de melhorar a forma de executar todos os movimentos que envolvam maior complexidade, como o simples ato de agachar, que é tão polemizado dentro dos esportes, tanto profissional quanto amador. As suas articulações precisam obter amplitudes suficientes para a execução plena dos movimentos. Então, o foco deve ser muito maior nas nossas dobradiças do que na “flexibilidade muscular”.
Cada articulação tem a sua função motriz, que se intercala sincronicamente, respeitando a lei biomecânica. A prioridade se estabelece da seguinte forma:
Escápulo-torácica: estabilidade
Gleno-umeral (ombro): mobilidade.
…………………………………………………………………………………………………………………..
FERNANDO RICHARD PERSONAL TRAINER E PREPARADOR FÍSICO.
2 comentários