Curso de Mobilidade Articular para Atletas de e não Atletas.

Curso de  mobilidade articular para Atletas e não Atletas.

maxresdefault

Resumo

A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. A mobilidade está relacionada com a articulação. Já a flexibilidade relaciona-se com tecido mole, principalmente os músculos. Para se iniciar um trabalho de pré-temporada, é necessário avaliar se os atletas possuem restrições articulares, e neste conteúdo estaremos  demonstrando movimentos que irão ajudar muito na melhora da condição física de atletas de diversas modalidades, mas neste  curso serão utilizados atletas de futsal como exemplo.

INTRODUÇÃO

É muito comum se falar em alongamento antes ou depois dos exercícios , ou até se escolher se alonga só em um momento, e é considerado um exercício de prevenção de lesões musculares.

Porem esquecemos que para um bom desempenho muscular, temos que ter amplitude de  movimento, e ai que entra a MOBILIDADE ARTICULAR, que são treináveis a ponto de melhorar a forma de executar todos os movimentos que envolvam maior complexidade, como o simples ato de agachar, que é tão polemizado dentro dos esportes, tanto profissional quanto amador. As suas articulações precisam obter amplitudes suficientes para a execução plena dos movimentos. Então, o foco deve ser muito maior nas nossas dobradiças do que na “flexibilidade muscular”.

Cada articulação tem a sua função motriz, que se intercala sincronicamente, respeitando a lei biomecânica. A prioridade se estabelece da seguinte forma:

Tornozelo: mobilidadeo-curso-formula-47-funciona-mesmo

Joelho: estabilidade

Quadril: mobilidade

Escápulo-torácica: estabilidade

Gleno-umeral (ombro): mobilidade

Por ser um esporte de muita exigência física, no futsal, é comum haver entorses, lesões por acumulo de treinos, encurtamento muscular, trombadas durante jogos, devido as suas características  e por se treinar em quadras de piso, acarretando acumulo de impacto.

Atualmente com a volta da preparação física baseada  no treinamento funcional, apareceram muitos métodos de avaliação física funcional, porem não se incluem exercícios específicos para melhorar os resultados, mas o próprio treinamento funcional é responsável por promover melhora  na mobilidade articular, devido a introdução de muita atividade física que explora o peso corporal.

Ainda dentro da preparação física, existe a preocupação em prevenir lesões, e se trabalha muita propriocepção, com a intenção de promover estímulos nas articulações atingindo musculaturas internas e estabilizadores articulares.

facebook-payleven-full-1990Muitas opções de estímulos, ajudam  a diminuir as lesões em atletas, porem  0 que garante esta diminuição é a qualidade do movimento, dentro das características biomecânicas, respeitando movimentos naturais segmentados pelas devidas articulações, pois cada uma tem seu movimento especifico.

No esporte como futsal é possível se escolher as articulações  na visão funcional, que são mais exigidas pelas posições dos atletas dentro de quadra, por exemplo:

  • Goleiro : usa tanto membros inferiores, quanto superiores, neste caso pode-se aplicar mobilidade em todas as articulações.
  • fixo: é um atleta de marcação, e necessita de muita mobilidade em tornozelo, joelho e quadril, e ter um tronco muito forte e estabilizado, pelo contato físico que sofre e que aplica no adversário
  • Alas: são atletas de velocidade, geralmente são mais leves, e necessitam de muita mobilidade em todos os segmentos corporais.
  • Pivô: atleta de força, velocidade e que faz muitos giros sobre as articulações de tornozelo, joelho e quadril, e necessita de um tronco forte para suportar o contato físico com atletas de defesa, no caso o fixo.

Sabendo de cada característica, é possível planejar toda a temporada dando ênfases, em determinadas fazes dos treinamentos, e repassando cada metodologia para quem as aplacarão.

No caso dos goleiros, o preparador de goleiro será responsável em aplicar a mobilidade antes de cada treino especifico, e os demais atletas serão treinados pelo preparador físico do time, na recuperação de atletas lesionados, geralmente é o fisioterapeuta que fará este trabalho de mobilidade.

Os exercícios de mobilidade geralmente são dinâmicos e auto aplicáveis, podendo se executar  sem auxilio do treinador, e em grupos, sem desculpas para não aplicados, e utilizar deste beneficio para se ter super atletas.

Exercícios de mobilidade e estabilidade deverão ser executados por no minimo 45 segundos e de acordo com a evolução, este tempo deve ser aumentado.

Nos vídeos  a seguir estarão sendo executados todos os movimentos de mobilidade deste curso.

*TREINOS FUNCIONAIS PARA EMAGRECIMENTO

Mobilidade de tornozelo:

Joelho: estabilidade.

Quadril: mobilidade.

Escápulo-torácica: estabilidade.

Gleno-umeral (ombro): mobilidade.

A eficiência do movimento ,biomecânica correta sem limitações, diminui o gasto energético para executa-lo, resultando em menos desgaste e mais repetições.

Controle motor: Utilizar o quadril ao invés da lombar, utilizar o core como base para suportar cargas, gerar força e transferi-la corretamente, além de ter uma biomecânica do movimento adequada. Saber a posição de início do movimento, execução e finalização, são itens que aumentam a performance ajudando gerar mais torque ou economizar energia.

Aumenta a amplitude de movimento ativa: O alongamento aborda a amplitude de movimento de maneira estática, apenas naquela posição, porém o músculo necessita de uma amplitude ativa, afinal estamos nos movimentando.

Professor: Fernando Richard

Personal Trainer e  Preparador físico de Futsal

Cref:  016104-g/PR Toledo  15/08/2016

Referências :

http://www.crossfitaldeia.com.br/noticia/mobilidade-articular-no-crossfit/

Exercícios para a Melhora da Mobilidade do Tornozelo.

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s