Treinamento funcional, uma alternativa para quem não gosta de ir à academia.

Treinamento funcional, uma alternativa para quem não gosta de ir à academia.

O cotidiano e hábitos das pessoas se remodelaram nos últimos anos. A academia já não é mais a primeira escolha da maioria dos jovens adultos que estão em busca de uma vida saudável e do corpo perfeito. E em tempos de internet, com o uso cada vez mais intenso das redes sociais, como Facebook e Instagram, popularizou-se muito a prática de exercícios físicos como o CrossFit e o Treinamento Funcional.

De maneira generalizada, treinamento funcional é qualquer exercício físico que melhora as funcionalidades do corpo no dia a dia. Refere-se basicamente a movimentos naturais do homem, que se pra praticados pode levar ao ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

Com a grande procura por novas modalidades as academias criaram as aulas coletivas, intituladas de “Treinamento Funcional” ou apenas “Funcional”, que duram cerca de 30 a 50 minutos, e nas academias as aulas acontecem duas ou três vezes na semana, mas também existem as aulas nos parques, praças e até condomínios, sendo estas aulas particulares.

Neste tipo de treino os movimentos executados agregam todos os grupos musculares e não trabalha músculos isolados como na musculação. Essa é a diferença básica entre as duas modalidades, enquanto uma trabalha as funcionalidades do corpo de maneira geral, durante toda a atividade física, a outra trabalha as funcionalidades isoladamente.

A aula de funcional, seja nas academias, parques ou praças, é uma alternativa para quem não gosta de musculação. A opção de se praticar ao ar livre e de maneira coletiva é um diferencial para quem não curte o ambiente da academia ou não se anima ao fazer qualquer atividade física sozinho.

É importante citar que o treinamento funcional pode ser praticada por pessoas de variadas idades e com diferentes condicionamentos físicos. Os treinos podem ser adequados tanto para um sedentário quanto para um atleta avançado. Elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes são alguns dos objetos utilizados durante as aulas, além de muita música e incentivo do professor.

O fato é que a busca por aulas coletivas e treinamentos funcionais tem aumentado cada vez mais devido a versatilidade que elas proporcionam ao praticante. As pessoas estão cansadas da rotina, de fazerem sempre a mesma coisa todos os dias, e as aulas coletivas oferecem uma flexibilidade maior que a musculação.

 

“veja este método de treinamento funcional para treinar em casa e receba seu treino a cada 4 semanas em seu e-mail. por apenas R$19,90 cobrado mensalmente sem precisar passar o valor todo de uma vez, apenas assinando o plano”.

 

 

A cada aula são novos exercícios, onde se trabalha o emagrecimento, a definição muscular, a prevenção de lesões, o equilíbrio, a perda percentual de gordura, ganho de massa muscular, etc. Também é vital destacar que treinamento funcional não significa treino aeróbico, como muitos acreditam, na verdade é um conjunto de exercícios que trabalha todo o corpo e nem sempre você vai sair da aula pingando suor, mas isso não significa que aula não foi proveitosa. O treinamento funcional é uma importante método para se criar consciência corporal, entender o seu corpo e a atividade que está praticando.

Como uma alternativa para quem odeia ir à academia, detesta musculação, não curte a prática de movimentos respetivos e lentos, ou simplesmente não tem animo para praticar nenhum exercício físico sozinho, a aula de funcional é uma excelente opção. Famosas como Claudia Leitte, Sabrina Sato, Ivete Sangalo e Flávia Alessandra já revelaram que o treinamento funcional três vezes por semana, aliado a uma dieta equilibrada, é o segredo de corpos tão saudáveis e esbeltos.

15 de dezembro de 2016,
Raniele Salomé dos Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s