Correr para emagrecer ou emagrecer para correr melhor?

Por Gustavo Luz — Rio de Janeiro

Correr para emagrecer ou emagrecer para correr melhor?

Correr para emagrecer ou emagrecer para correr melhor? A ordem das coisas não influencia muito no resultado. A corrida, aliada a uma boa dose de força de vontade e hábitos alimentares saudáveis, faz baixar os ponteiros da balança. E se em algum momento eles derem uma estagnada, talvez seja a hora de algum ajuste no treino ou na dieta, ou nos dois.

Quando você é sedentário, o tempo que levará para se adaptar à corrida vai depender de alguns fatores, como a frequência nos treinos, atividades já realizadas no passado e o seu atual estilo de vida. Mas podemos afirmar que duas ou três semanas são suficientes para percebermos os primeiros sinais de evolução no treinamento.

Primeiros sinais de mudanças com a corrida não demoram a aparecer — Foto: iStock Getty ImagesPrimeiros sinais de mudanças com a corrida não demoram a aparecer — Foto: iStock Getty Images

Primeiros sinais de mudanças com a corrida não demoram a aparecer — Foto: iStock Getty Images

Durante os treinos de corrida, algumas fibras musculares sofrem pequenas rupturas, que podem causar pequenas dores musculares ou a famosa sensação de cansaço pós-treino. E para se recuperar, seu organismo forma músculos maiores e mais fortes, ou seja, você sai fortalecido desse processo que é chamado de supercompensação. Não apele para remédios que aliviam a dor sem indicação médica. Mas se em algum momento você precisar usá-los por causa de uma lesão, suspenda os treinos de corrida até parar de usá-los.

Comer logo depois do treino é muito importante para que os músculos ativados na corrida se recuperem com maior eficiência. Uma boa sugestão é já comer um lanchinho no local do treino e não esperar chegar em casa para começar a se alimentar. E descanso também é treino. É no período de repouso que a musculatura se prepara para ser mais forte e eficiente.

Faça treinos funcionais em casa antes de iniciar suas corridas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.