Calistenia: o que é, benefícios e exercícios para iniciantes

O que é a calistenia?

Calistenia (ou “ginástica calistênica” e até “street workout“) é uma forma de treinamento físico em que se utiliza o peso corporal para movimentos acrobáticos e de força. Os exercícios de calistenia desenvolvem habilidades corporais (como equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade) e uma melhor fisionomia, pois auxiliam na perda de peso e no aumento de massa muscular.

A definição acima é da School of Calisthenics, entidade internacional de formadores de calistenia. Ainda, é usado o mínimo de equipamentos possível (como barras e argolas), preservando o corpo como principal instrumento para o treino.

 origem da calistenia

O termo vem do grego “kallos” e “sthenos” que, respectivamente, significam beleza e força. Assim, os gregos associavam este treinamento por peso corporal à “bela força”, fazendo com que a calistenia ficasse conhecida como “a arte e a ciência do belo movimento”.

No período clássico, os gregos idealizavam um corpo são e vigoroso, com a perfeição do equilíbrio estético. Platão, àquela época, abordava sobre “a unidade harmônica”: combinação de beleza, força e saúde em aspectos físicos e intelectuais.

Calistenia significa "bela força" e é praticada desde a Grécia Antiga - Foto: Shutterstock
Calistenia significa “bela força” e é praticada desde a Grécia Antiga – Foto: Shutterstock

Porém, foi somente no século XIX que a ginástica calistênica começou a ganhar popularidade. Quem fixou o termo “calistenia” e sua prática foi o Dr. Dio Lewis, que decidiu implementar uma nova proposta para melhoria na forma física dos americanos. Então idealizou um modelo de ginástica que considerava simples e cativante, que em 1860 foi introduzido nas escolas norte-americanas com o nome de “nova ginástica”. Mais tarde houve a substituição do título por “calistenia” e a modalidade chegou à América do Sul, por meio da Associação Cristã de Moços.

Lewis defendia que os métodos militares eram ultrapassados, pois somente trabalhavam a parte superior do corpo e não desenvolviam a flexibilidade, agilidade e graça.

Benefícios da calistenia

  • Queima calorias
  • Aumenta a força física
  • Aumenta a massa muscular
  • Melhora a resistência
  • Melhora a mobilidade
  • Melhora o equilíbrio
  • Melhora a flexibilidade
  • Pode ser feita em espaço aberto
  • Auxilia a coordenação motora
  • Trabalha vários grupos musculares simultaneamente
  • Fortalece ossos e articulações
  • Promove a sensação de bem-estar

Redução de doenças crônicas e cardiovasculares

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Christiano Cinelli comenta que, por meio dos movimentos de empurrar, puxar, saltar, balançar ou mesmo estabilizar o corpo, há um aumento de força, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade e condicionamento aeróbico. Desta forma, a calistenia reduz a possibilidade de doenças crônicas e cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, infarto e AVC; e aumenta a qualidade de vida.

Bom condicionamento físico

Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe analisaram os efeitos da calistenia em 15 indivíduos de 19 a 40 anos. Foram realizados 27 treinos, três vezes por semana, com duração de 50 min cada. Como conclusão, o estudo aponta que o treinamento calistênico aumentou a agilidade, a força e a resistência dos participantes.

De fato o aumento de força é um dos benefícios que mais atraem os adeptos à calistenia. Mas a educadora física Bruna Crivellaro, personal trainer e consultora fitness, ressalta que o ganho de massa muscular e a definição dos músculos que se obtêm com a prática calistênica também surpreendem quem inicia a prática.

Queima de gordura

Emagrecer é outro fator que faz com que muitos procurem a calistenia como opção de atividade física, afinal, os exercícios promovem perda de peso e de gordura. Porém, um resultado eficaz de emagrecimento somente se os treinos forem alinhados com uma alimentação saudável, de acordo com os educadores físicos Bruna Crivellaro e Pinho.

A ginástica calistênica rende perda de peso e um corpo definido - Foto: Shutterstock
A ginástica calistênica rende perda de peso e um corpo definido – Foto: Shutterstock

O educador físico e personal José Antonio de Pinho Junior, diz que outra grande vantagem da calistenia é o trabalho de vários grupos musculares ao mesmo tempo. Ou seja, são movimentos compostos que tendem a queimar mais calorias do que treinos isolados para um só músculo. Como exemplo, ressalta que em uma flexão é utilizado o core (região abdominal, lombar, glúteos e oblíquos) e não somente os braços, como muitos pensam.

Pinho começou a prática em 2015 após se inspirar em um atleta de calistenia. “Ele tinha um corpo muito ‘massa’, bem forte e definido”, diz. Como não via muitas fontes de informação sobre a ginástica calistênica no Brasil, no mesmo ano fundou o canal de vídeos “Pinho Calistenia”.

Treinos em qualquer lugar

Educador físico pós-graduado em Treinamento Esportivo e árbitro de ginástica artística, João Fernando Salles hoje dá aulas de calistenia tanto para iniciantes quanto para quem deseja se tornar professor desta modalidade. Ele diz que ouve muito frases como “nossa, eu fazia muito isso quando era criança!” quando alguém faz parada de mão ou se pendura em barras. Para o especialista, a ginástica calistênica permite com que os indivíduos conheçam e desafiem o próprio corpo tendo contato com movimentos praticados na infância e que foram esquecidos.

Calistenia para iniciantes

Ao ver alguém pendurado como uma bandeira-humana na barra de um parque, provavelmente você achará fisicamente impossível repetir aquele movimento. Há ainda quem se pergunte o quão forte é preciso ser antes de iniciar movimentos de calistenia do tipo. Para responder a estas dúvidas, educadores físicos apontam cuidados para iniciantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.