A importância da amplitude de movimento no treino de musculação

A amplitude de movimento é um assunto de grande importância quando falamos sobre a qualidade de um treino de musculação.

Movimentos mais longos são capazes de trazer mais resultados e também são capazes de preservar a integridade articular do praticante, o que é essencial para quem busca longevidade e um corpo estético.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a carga (quantidade de peso utilizada) em um exercício não é tão importante quanto uma boa execução.

E é exatamente sobre esse tema que nós falaremos no post de hoje! Continue a sua leitura para descobrir a importância desse assunto nos seus treinamentos com peso.

Entendendo o que é amplitude de movimento

A amplitude de movimento diz respeito ao percurso que uma ou mais articulações realizam para completar um exercício (ou movimento).

Para que você consiga visualizar essa explicação de maneira prática, nós podemos citar, como exemplo, o exercício supino reto.

Esse movimento consiste no “empurrão” da barra (ou dos halteres) para o fortalecimento e hipertrofia da musculatura da região do peitoral.

Uma boa execução faz com que a barra seja encostada no peito durante a fase excêntrica e que na fase concêntrica haja uma extensão total do cotovelo.

Fazer com que as musculaturas principais utilizadas nesse exercício atinjam sua máxima contração é o que vai gerar resultados cada vez melhores.

Todo esse caminho que a barra percorre é o que nós consideramos como ângulo de amplitude.

E, quanto maior for esse ângulo (ou trajetória), maior será o recrutamento de fibras musculares de uma determinada região.

Vale ressaltar que o inverso também é realidade: quanto menor for a trajetória da barra, menor será o recrutamento das fibras de um músculo que está sendo exercitado.

O mesmo vale para todos os outros grupamentos musculares e exercícios da musculação.

Por que esse assunto é tão importante?

A amplitude de movimento é importante porque com frequência nós vemos nas academias inúmeros praticantes que não realizam os movimentos completos.

Normalmente, a má execução está diretamente relacionada a uma sobrecarga, ou seja, o peso utilizado é muito maior do que a pessoa consegue resistir em certas fases do exercício.

Isso coloca em risco a integridade articular do praticante, sem mencionar os riscos para uma lesão mais grave, que pode envolver tendões e até mesmo o rompimento (total ou parcial) de uma determinada musculatura.

Fora as maiores chances para se lesionar, o indivíduo também diminui consideravelmente os seus resultados na musculação.

As últimas pesquisas informam que o estresse muscular é até 32% maior com amplitudes completas.

O que é ideal para quem deseja induzir um processo de hipertrofia (aumento de massa muscular) e emagrecimento no seu organismo.

Nos dois grupos que foram observados, os praticantes que utilizaram a amplitude completa também atingiram um ganho muscular maior do que o grupo que utilizava movimentos mais curtos.

De acordo com o estudo realizado pelo Journal Of Strength and Conditioning, aqueles que treinaram com movimentos completos tiveram um aumento muscular de 59%.

Já, aqueles que treinaram com movimentos mais curtos e com mais peso conquistaram somente 16% de aumento muscular.

Com tudo isso, podemos definir que a qualidade do movimento é muito mais importante que a quantidade de peso utilizado.

Obviamente, uma dieta rica em proteínas e uma escolha adequada de alimentos funcionais também possuem vital importância nos resultados do seu treino.

Esse foi o nosso post de hoje sobre a importância da amplitude de movimento!

Esperamos que essas informações façam com que você aumente seus resultados na musculação!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.