TREINAMENTO FUNCIONAL: COMO FUNCIONA E PARA QUEM É INDICADO?

O treinamento funcional se tornou recentemente uma nova moda, mas, acredite, ele é um dos tipos de treinamento mais antigos disponíveis. 

Inclusive, o treinamento funcional teve início na reabilitação física e foi criado por fisioterapeutas para potencializar a recuperação do paciente após uma lesão.

A partir deste conceito, exercícios específicos foram desenvolvimentos para auxiliar os pacientes, de forma que eles retornassem às atividades diárias. Entretanto, os benefícios do treinamento funcional diferem de  outras propostas, devido à maneira como ele interage com seu corpo. Afinal, ele incorpora o melhor de cada área do condicionamento físico.  

Sendo assim, os exercícios seguem conceitos básicos que podem ser implementados na rotina. Venha com a gente para entender melhor este método!

Como funciona o treinamento funcional?

O objetivo do treinamento funcional é potencializar e transformar a sua capacidade de realizar atividades diárias. Portanto, o treinamento funcional não se resume apenas a um músculo específico, é sobre a totalidade. Por exemplo, quando você pula cordas você não está utilizando apenas os músculos da perna.

Na verdade, o processo é mais complexo: você está utilizando seu sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, entre outras vertentes. E aprender a se adaptar a esse processo ao longo da vida é fundamental. Afinal, os exercícios funcionais mudam conforme nossa idade e necessidades.

Um adolescente, por exemplo, pode levantar de uma cadeira sem esforço algum. Em contrapartida, uma pessoa idosa pode apresentar dificuldade.

A melhor parte? O treinamento funcional atende a todos níveis de condicionamento físico.

Quais são os tipos de treinamento funcional?

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode se beneficiar das vantagens físicas do treinamento funcional. Por isso, o treinamento funcional tem como base duas modalidades:

  • Alta intensidade: só para você ter uma ideia, os soldados dos EUA implementam esse tipo de treinamento funcional. O programa, portanto, foi desenvolvido para aperfeiçoar a preparação física em uma variedade de situações.
  • Baixa densidade: essa opção ideal para idosos e pessoas que desejam apenas manter a boa saúde. Ela auxilia a manter o estilo de vida saudável, melhorando força, resistência, agilidade, equilíbrio entre outros  fatores.

Treinamento funcional: para quem é indicado?

No geral, todos podem participar do treinamento funcional. Mas, como todo exercício, é importante obter uma opinião médica. Especialmente se você está em um novo programa de condicionamento físico ou tiver graves problemas de saúde. 

Tirando esse fato, o único cuidado que você deve ter é de se comprometer com a rotina de exercícios e não pular o nível de treinamento funcional, pois isso aumentará os riscos de lesão.

Quais os benefícios do treinamento funcional?

O treinamento funcional melhora a função geral do seu corpo, portanto, seus benefícios são vastos. Confira alguns deles:

Maior memória muscular

Quanto mais seu corpo realiza um movimento específico, mais responsivo ele será no futuro. Portanto, ao executar exercícios regulares do treinamento funcional, você contribuirá para sua força muscular e, ainda, irá exercitar a memória do seu cérebro.

Baixo impacto

O treinamento funcional implementa exercícios de baixo impacto, o que é benéfico para iniciantes e pessoas que possuem alguma limitação. Sendo assim, o treinamento funcional vai melhorar seu condicionamento físico sem estressar e/ou prejudicar seu corpo.

Auxilia a diminuir as dores nas articulações

Se você sofre com dor nas costas, o treinamento funcional é ideal. Além disso, outros problemas podem ser amenizados como dores no joelhos, pescoço, entre outras partes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.