FUTSAL

LIBERAÇÃO MIOFACIAL.

Todo o alongamento muscular é, na verdade, o alongamento da fáscia e do músculo, a unidade . Quando as fibras musculares são lesadas, as fibras e as fáscias ao seu redor tornam-se curtas e tensas. Este stress desigual pode ser transmitido através da fáscia para outras partes do corpo, causando dor e uma variedade de outros sintomas em áreas muitas vezes não esperadas. Liberação miofacial trata esses sintomas aliviando a tensão desigual na fáscia lesionada.

No esporte como futsal, principalmente na pré-temporada, em que os atletas estão fora da forma ideal de jogo, e passam por muitos dias de treinos intensos, é comum o acumulo de contraturas e micro lesões musculares encurtando a fáscia muscular dos principais músculos dos membros inferiores, e a aplicação da liberação miofacial ajuda na recuperação dos muculos afetados com a sobrecarga de treinamento.

A aplicação da liberação pode ser pelo próprio atleta com a chamada auto liberação miofacial, podendo usa a bola de futsal para a massagear os músculos.

Este ano a primeira semana do NOVO TOLEDO FUTSAL, foi utilizado em todos os atletas, e o resultado foi 100% de melhora, nas lesões por contratura, e os atletas renderam muito nos treinos da segunda semana da pré-temporada.

Todo método é valido, e cada método no seu tempo, é provável que os atletas irão continuar fazendo a liberação miofacial durante a temporada 2016..

Fernando Richard Personal Trainer e Preparador Físico de Futsal